Dicas

 

Dicas Supermad: http://www.supermad.com.br/dicas.html   e siga as páginas no rodapé

 

CUIDADOS COM AS PORTAS:

(resumo)

 

Ao receber o material aplique, se possível, uma primeira demão de acabamento para impermeabilizar a superfície e dificultar a contração e dilatação da peça devido a umidade que entra e sai por osmose.

 

Esse procedimento não é necessário se o material vier embalado com película plástica.

 

Sobre dois sarrafos ou pedaços de caibros, deite as portas de lado encostando-as na parede (não as apoie em pé, o que pode causar empenamento com mais facilidade se for demorar muito a colocação) e cubra-as com plástico claro (escuro, se pegar sol amplia o calor)  para evitar sujeira por acidente. 

 

Mantenha-as longe de fontes de calor (sol) umidade e principalmente longe de correntes de ar, porque como na agricultura, o vento pode desidratar mais que o próprio sol.  

 

Se tiver que aguardar muito tempo (meses) para a colocação, cubra as partes não protegidas por papelão, pois a luz incidindo nessa área irá escurecer mais a madeira nessa parte.

 

Se o chão onde ficarão as portas for o piso térreo e esse não tiver impermeabilizante ( o que é bem provável ) isole esse piso com plástico, porque mesmo ficando sobre sarrafos ou caibro ( melhor ) as portas absorverão por alguma fresta a umidade desse piso que provocará bolor e manchas.

 

 

Defina com o pedreiro a largura das guarnições para que ele tenha melhor  noção do espaço que terá que deixar  para as mesmas quando da colocação dos rodapés para não ter que fazer os recortes na base das guarnições devido ao avanço do mesmo .  

 

 

Defina melhor as medidas das portas: internamente, portas de vão-luz com com 70 cm funcionam tão bem quanto uma de 80cm e deixam mais espaço para colocar a guarnição sem recortes. Nada mais feio (e trabalhoso)  que uma porta bem colocada, bem envernizada e com as guarnições esmilingüidas porque um lado do batente ficou encostado à alvenaria não deixando espaço para a guarnição inteira. Vãos maiores de porta somente são necessários para áreas externas, principalmente na sala onde devem entrar sofás. De resto, os eletrodomésticos e móveis da área íntima da casa são de dimensões bem menores que nos tempos da vovó.

 

 

A base de cálculo de tempo para colocação de porta (completa) é de 1,3 à 1,8 porta/dia mas é bom considerar 1 porta/dia para imprevistos. Batentes mal colocados são uma lástima para a colocação de portas e para o resultado final.

Oriente seu pedreiro para ajustar os encaixes do batente na área de encaixe da folha da porta e tomar cuidado com o empenamento das "pernas" do batente, que se estiverem muito empenadas para o lado de dentro do vão e sendo onde serão colocadas as dobradiças, pode inviabilizar a colocação da dobradiça do meio. O padrão de montagem de batentes é de 62,5cm, 72,5cm, 82,5cm ou 92,5cm de largura por 211cm de altura.

 

A porta não é somente a folha de forta. Compõe-se de:

 

- folha de porta;

- batente;

- guarnições;

- enchimento de guarnição (caso seja uma reforma e o revestimento de parede engrosse a espessura da parede além da largura do batente);

- dobradiças;

- fechadura;

- trava de segurança conforme o caso;

- olho mágico;

- tinta e seus agregados (massa, lixas, fundo, pincel, rolo etc.)

- rodapé de porta para evitar a entrada de insetos;

- vidros e sua mão-de-obra;

- sistema de segurança eletrônica.

 

 

As melhores portas do mercado são da:

Fuck S/A  ( http://www.fucksa.com.br/site/ ) ,

Esquadrias Cruzeiro   ( http://www.cruzeiro.ind.br/indexpt.htm ) ,

Pormade  (  http://www.pormade.com.br/produtos.php  )

 

Tenha muito cuidado  com lojas mal-intencionadas que adquirem refugos dessas marcas para serem vendidas como portas para pintura, selecionam "as menos ruins" e vendem como porta para envernizar aproveitando-se do renome da marca. Antes eles mostram alguns modelos de portas de angelim-pedra que tem umas marcas acinzentadas e bem definidas mas são naturais, para depois você "engolir" qualquer mancha que tenha refugado a peça. E mais, estando embaladas, fica difícil perceber o defeito. Depois dela colocada, você, pelo andamento da obra, sentirá dificuldade em comprar a briga com a assistência técnica e é com isso que também eles contam.  

 

 

Portas Ótima são péssimas  e eu cobro 40% a mais para a colocação. Já tive muito prejuízo com a instalação dessas portas pois os enchimentos internos são segmentados e feitos de compensado (sobras de prensa). Colocam tanto grampo para montarem a  porta que frequentemente a broca chata utilizada para fazer o furo da fechadura acaba "estourando" a madeira compensada das faces da porta. Certa vez uma porta recém colocada por mim, dessa marca, dividiu-se ao meio com um chute efetuado por um ladrão. Isso foi ocasionado exatamente por essa segmentação de enchimento feita de compensado que infelizmente para o cliente acabou mostrando a "qualidade" dessa porta.   

 

 

Guarnições: Se for envernizá-las procure recomendar ao colocador (ou melhor, faça você)  para selecionar e separar as guarnições por padrão semelhante, porque nem todos os conjuntos têm as cores próximas apesar de serem da mesma madeira. Por isso que eu recomendo a Loja Tarimatã onde a opção de você mesmo selecionar as peças é praxe desde que conheço essa loja há 20 anos. Outras lojas não têm tempo para se preocupar com isso e nem dá para ficar desamarrando as centenas de conjuntos de guarnições e fazer essa verificação.

 

Portas de áreas úmidas como cozinha, banheiro, área-de-serviço, e portas expoxtas eventualmente às intempéries (externas), devem ter as bases e os topos pintados ou envernizados, pois muitas donas-de-casa têm o costume de lavar (ou mandar lavar) o revestimento de parede com água corrente. Ocorre que, as faces da folha de porta estando pintadas ou envernizadas e dessa forma impermeabilizando a madeira, faz com que a água escorra para essa área, mas seja absorvida na base onde não existe essa impermeabilização e provocando com o tempo o descolamento das folhas que a compõem, que revestem a porta e a sua consequente desagregação.  No caso de madeira maciça o apodrecimento começa a aparecer exatamente nesse lugar devido a isso.

 

Portas internas, não precisam ser à prova de arrombamento. Prefira portas leves e ajude a preservar os dedos das crianças. O mesmo vale para portas pivotantes ( de pivot  - pino que sustenta e permire o giro da porta e não  p i v o l t a n t e   como muitos dizem), pois muitas crianças podem achar interessante passar pelo vão menor ou esquecer a mãozinha ali.

 

Pesquise preços de ferragens em lojas especializadas em ferragens de portas ou de materiais para marcenaria (  a Leo Madeiras www.leomadeiras.com.br/Produtos/27395/Ferragens-Funcionais ) é uma excelente referência em preço e opções). Grandes redes de lojas de materiais para construção também são uma boa opção pois têm muita diversidade de modelos, marcas e preços (o que não ocorre geralmente com lojas especializadas em portas). A rede  C&C  também é uma boa referência ( www.cec.com.br/ferragens).

 

 

Evite colocar diversos profissionais diferentes trabalhando na mesma obra num mesmo período: um acaba atrapalhando o outro.