Dicas de obra

 

 

CUIDADOS COM AS PORTAS:

(resumo)

 

Ao receber o material aplique, se possível, uma primeira demão de acabamento para impermeabilizar a superfície e dificultar a contração e dilatação da peça devido a umidade que entra e sai por osmose.

 

Esse procedimento não é necessário se o material vier embalado com película plástica.

 

Sobre dois sarrafos ou pedaços de caibros, deite as portas de lado encostando-as na parede (se for demorar muito tempo até a colocação - investimento em material -, não as apoie em pé, o que pode causar empenamento com mais facilidade ) e cubra-as com plástico claro (escuro, se pegar sol amplia o calor)  para evitar sujeira por acidente. 

Se preferir colocá-las em pé, siga o mesmo procedimento.  Se colocá-las deitadas, siga  o mesmo procedimento , mas o piso tem que estar bem plano.

 

Mantenha-as longe de fontes de calor (sol) umidade e principalmente longe de correntes de ar.

 

Se tiver que aguardar muito tempo (meses) para a colocação, cubra as partes não protegidas por papelão, pois a luz incidindo nessa área irá escurecer mais a madeira nessa parte.

 

Se o chão onde ficarão as portas for o piso térreo e esse não tiver impermeabilizante isole esse piso com plástico, porque mesmo ficando sobre sarrafos ou caibro ( melhor ) as portas absorverão por alguma fresta a umidade desse piso que provocará bolor e manchas.

 

 

Defina com o pedreiro a largura das guarnições para que ele tenha melhor  noção do espaço que terá que deixar  para as mesmas quando da colocação dos rodapés para não ter que fazer os recortes na base das guarnições devido ao avanço do mesmo .  

 

Defina melhor as medidas das portas: internamente, portas de vão-luz com com 70 cm funcionam tão bem quanto uma de 80cm e deixam mais espaço para colocar a guarnição sem recortes. Nada mais feio (e trabalhoso)  que uma porta bem colocada, bem envernizada e com as guarnições esmilingüidas porque um lado do batente ficou encostado à alvenaria não deixando espaço para a guarnição inteira. Vãos maiores de porta somente são necessários para áreas externas, principalmente na sala onde devem entrar sofás. 

 

A base de cálculo de tempo para colocação de porta (completa) é de 1,3 à 1,8 porta/dia mas é bom considerar 1 porta/dia para imprevistos. Batentes mal colocados são uma lástima para a colocação de portas e para o resultado final.

 

Oriente seu pedreiro para ajustar os encaixes do batente na área de encaixe da folha da porta e tomar cuidado com o empenamento das "pernas" do batente que, se estiverem muito empenadas para o lado de dentro do vão e sendo onde serão colocadas as dobradiças, pode inviabilizar a colocação da dobradiça do meio. 

 

 O padrão de montagem de batentes é de 62,5cm, 72,5cm, 82,5cm ou 92,5cm de largura por 211cm de altura.

 

A porta não é somente a folha de forta. Compõe-se de:

 

- folha de porta;

- batente;

- guarnições;

- enchimento de guarnição (caso seja uma reforma e o revestimento de parede engrosse a espessura da parede além da largura do batente);

- dobradiças;

- fechadura;

- trava de segurança conforme o caso;

- olho mágico;

- tinta e seus agregados (massa, lixas, fundo, pincel, rolo etc.)

- rodapé de porta para evitar a entrada de insetos;

- vidros e sua mão-de-obra;

- sistema de segurança eletrônica.

 

 

As melhores indústrias de portas do mercado são da:

 

Esquadrias Cruzeiro   ( cruzeiro.ind.br/ ) ,

Pormade  (  www.pormade.com.br/ )

Álamowww.marchetti.ind.br/site/manoel-marchetti/empresa )

 

 

Portas Ótima: evite

 

Guarnições: Se for envernizá-las, procure recomendar ao colocador  para selecionar e separar as guarnições por padrão semelhante, porque nem todos os conjuntos têm as cores próximas apesar de serem da mesma madeira. A diferença de padrão ficará realçada após o envernizamento

 

Portas de áreas úmidas como cozinha, banheiro, área-de-serviço, e portas expostas eventualmente às intempéries (externas), devem ter as bases e os topos pintados ou envernizados. Ocorre que, as faces da folha de porta estando pintadas ou envernizadas e dessa forma impermeabilizando a madeira, faz com que a água escorra para essa área, mas seja absorvida na base onde não existe essa impermeabilização e provocando com o tempo o descolamento das folhas que a compõem, que revestem a porta e a sua consequente desagregação.  No caso de madeira maciça o apodrecimento começa a aparecer exatamente nesse lugar devido a isso. Essa recomendação vale também para os batentes.

 

 

Evite, se possível,  colocar diversos profissionais de diferentes ofícios trabalhando na mesma obra num mesmo período: um acaba atrapalhando o outro.